
Manobras ativistas ou legítima fiscalização? O risco de transformar pobreza em dependência e passivo ambiental.
O Ministério Público Federal voltou a pedir ao TRF-1 a suspensão da licença que autoriza a Petrobras a perfurar no bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas. O argumento central: aprofundar estudos sobre impactos na pesca artesanal e em comunidades tradicionais do Pará, além de questionar a transferência do processo da Justiça Estadual para a Justiça Federal do Amapá. A Petrobras responde que está em fase meramente exploratória, que não identificou impactos socioambientais diretos e que realizou mais de 80 reuniões em 22 municípios.
A narrativa que circula em alguns veículos — a de que se trata de “manobras ativistas” que prolongam a pobreza extrema de milhões de pessoas na Amazônia — é simplista e convenientemente parcial. Ela transforma um debate complexo de direito, risco ambiental e desenvolvimento em uma disputa maniqueísta entre “burocratas bem remunerados” e “o povo que precisa de emprego”.
O bloco fica a cerca de 175 km da costa do Amapá. Não é “dentro da floresta”, nem “na foz do Amazonas” no sentido literal. Ainda assim, as rotas de apoio partem de Belém e atravessam áreas tradicionalmente usadas por pescadores artesanais, indígenas e quilombolas de dezenas de municípios do Pará. Relatos de redes destruídas, mudanças em áreas de pesca e risco de acidentes existem e foram levados ao processo. A Petrobras nega impacto direto. O MPF pede, entre outras coisas, um Estudo de Desembarque Pesqueiro e consulta prévia, livre e informada, nos termos da Convenção 169 da OIT, da qual o Brasil é signatário.
Ignorar esses pontos não é pragmatismo. É escolha política. O mesmo Estado que cobra do MPF “não atrapalhar o desenvolvimento” é o que, em outras frentes, exige licenciamento rigoroso e consulta a comunidades quando o empreendimento não interessa a determinados grupos econômicos.
Há um histórico que não pode ser apagado: em janeiro de 2026 houve vazamento de mais de 18 mil litros de fluido sintético durante a perfuração do poço Morpho. A atividade foi temporariamente suspensa e depois retomada. O episódio reforça, e não enfraquece, a necessidade de cautela.
A pobreza extrema na Amazônia é real, vergonhosa e injustificável. Municípios da região registram índices elevadíssimos de dependência do Bolsa Família, informalidade e falta de saneamento básico. A promessa de royalties, empregos e “desenvolvimento” via petróleo é sedutora — e já foi feita em outras fronteiras petrolíferas brasileiras e latino-americanas. Os resultados históricos são, na melhor das hipóteses, mistos: geração de renda concentrada, pressão sobre infraestrutura local, especulação imobiliária, aumento de desigualdade e passivos ambientais que permanecem décadas depois.
Transformar a exploração de petróleo na “única esperança” de milhões de pessoas é uma formulação perigosa. Ela desresponsabiliza o Estado de outras políticas públicas (educação, saúde, infraestrutura, diversificação econômica) e coloca comunidades tradicionais e a própria biodiversidade como obstáculo a ser removido. Também ignora o contexto climático global. O Brasil se apresenta como liderança climática enquanto avança em nova fronteira fóssil. A contradição não desaparece porque o bloco fica a 175 km da costa.
O MPF não é uma ONG. É instituição permanente da República, com atribuição constitucional de defender o meio ambiente e os direitos de populações vulneráveis. Cobrar consulta prévia, estudos de impacto pesqueiro e delimitação correta da área de influência não é “ativismo”. É cumprimento de dever institucional. Pode-se discordar da avaliação de risco, pode-se criticar o timing ou a forma. O que não se pode é tratar a exigência de procedimento legal como se fosse um crime contra o povo pobre.
Ao mesmo tempo, é legítimo perguntar se o sistema de licenciamento brasileiro — lento, judicializado e sujeito a pressões cruzadas — está equilibrado. Atrasos excessivos têm custo econômico e social real. Mas o atalho de “liberar agora e ver depois” já produziu, no passado, desastres e litígios caros. A alternativa não é paralisia eterna nem liberação irresponsável. É um processo transparente, com dados públicos, consulta real (não apenas reuniões de comunicação institucional) e critérios claros de risco aceitável.
A disputa atual revela menos sobre “MPF contra o povo” e mais sobre a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento que vá além da extrativismo. A Margem Equatorial pode, de fato, conter volumes significativos de petróleo. Pode gerar arrecadação e emprego. Também pode gerar impactos cumulativos sobre ecossistemas sensíveis (incluindo o sistema de recifes amazônicos), sobre a pesca artesanal e sobre o modo de vida de comunidades que já vivem na margem da formalidade.
Reduzir o debate a “burocratas bem pagos atrasam a riqueza dos pobres” é propaganda, não análise. A crítica séria exige reconhecer simultaneamente: (1) a urgência de tirar milhões da miséria; (2) o direito das comunidades a serem ouvidas e protegidas; (3) o risco ambiental real de operar em área de alta sensibilidade; e (4) a necessidade de o Estado brasileiro decidir, com transparência e responsabilidade, que tipo de desenvolvimento quer financiar com o petróleo que ainda existe.
Enquanto a polarização continuar, o que se prolonga não é apenas a pobreza. É a incapacidade de debater desenvolvimento sem transformar instituições de controle em inimigos e comunidades em obstáculos.